top of page

Carretas: a arte do transporte de carga nas estradas!

  • Mariangela Ribeiro
  • 2 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2023


Carretas, veículos essenciais no transporte de cargas, são mais comumente avistadas nas rodovias do que nas áreas urbanas. Compostas por cavalos mecânicos, elas se dividem principalmente em dois tipos: o cavalo mecânico simples e o trucado.



cavalos mecânicos simples e trucado

O cavalo mecânico simples, de estrutura única, pode ser acoplado a diversos tipos de reboques, seja diretamente ao veículo motor ou a semirreboques apoiados no veículo de tração.


O cavalo mecânico trucado, distinto dos dois eixos na carroceria, distribui o peso do semirreboque em mais rodas, reduzindo a pressão no solo. Pode transportar até 45 toneladas e mantém o comprimento máximo de 18,15 metros.


A carreta de dois eixos consiste em um cavalo mecânico simples e um semirreboque. Possui um comprimento máximo de 18,15 metros e capacidade de carga de até 33 toneladas.

Já a carreta de três eixos, também com um cavalo mecânico simples, possui um semirreboque com três eixos. Com o mesmo comprimento máximo, essa configuração tem uma capacidade de carga maior, suportando até 41,5 toneladas.

Carreta com três eixos e cavalo mecânico simples
Carreta com três eixos

As carretas mais imponentes são conhecidas pelos nomes de Bitrem, Bitrenzão, Rodotrem e Tritrem. O Bitrem, constituído por dois semirreboques tracionados por um cavalo mecânico, possui sete eixos e pode transportar até 57 toneladas. Já o Bitrenzão, ampliado, ostenta nove eixos e é capaz de movimentar até 74 toneladas. Enquanto o Bitrem utiliza um engate do tipo B, o Rodotrem emprega um dolly para unir seus dois semirreboques. A principal diferença entre eles está no número de articulações.


carreta com sete eixos e dois semirreboques
Bitrem - 7 eixos

O Tritrem, uma derivação do Bitrem, possui três semirreboques e pode transportar o mesmo peso bruto do Rodotrem (74 toneladas), mas é utilizado principalmente para o transporte florestal.

Em contextos específicos, como o transporte de cana-de-açúcar entre usinas e plantações, podem surgir configurações como o Tetraminhão ou Pentaminhão, embora não possuam oficialização legal.

Reboque X Semirreboque


Oficina com reboque e semirreboque

Ao discutir a diferença entre reboque e semirreboque, é crucial compreender que o reboque está diretamente ligado ao veículo motorizado, enquanto o semirreboque, com um ou mais eixos, depende de tração externa para se movimentar, sendo apoiado na unidade tratora.

No vocabulário das carretas


Pino Rei - Elemento mecânico do veículo rodoviário: reboque, semirreboque e eventualmente de um dolly, para acoplamento a articulação destes à unidade de tração ou outro reboque.


Quinta roda - implemento que une o cavalo a carreta.



Conjunto formado por pino-rei, sua placa de fixação e parafusos, são acoplados à quinta roda.


Dolly - Por fim, o Dolly, um implemento de dois eixos com uma quinta roda em sua parte superior, permite o engate de uma segunda carreta através do pino rei. Ampla aplicação no contexto do Rodotrem, o Dolly faz a ligação entre uma carreta e outra. Contudo, devido aos múltiplos pontos de articulação, muitos caminhoneiros enfrentam desafios ao manobrar, especialmente ao realizar manobras de ré para entrar ou sair de determinados locais.


Comments


bottom of page