Caminhões nas Estradas e na Cidade
- Mariangela Ribeiro
- 1 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2023
Nas cidades e estradas vemos caminhões e conjuntos de carretas, ambos fazendo transporte de carga, a maioria de nós nomeia ambos com a mesma nomenclatura: caminhões.

No entanto, por trás da aparência semelhante, existem diferenças cruciais entre esses dois tipos de veículos. Os caminhões são veículos monoblocos, considerados veículos fixos. São constituídos de uma única parte, composta pela cabine, o motor e a unidade de carga, as conhecidas carrocerias. São mais adequados para cargas leves e curtas a médias distâncias, sendo uma escolha eficiente para determinados tipos de transporte.


Por outro lado, as carretas assumem uma função distinta. Elas são projetadas para transportar volumes maiores em trajetos mais longos, apresentando uma estrutura articulada que oferece maior capacidade de carga e versatilidade em termos de tipos de carga que podem acomodar.
Neste artigo, exploraremos um pouco mais as características dos caminhões, fornecendo uma compreensão mais clara sobre como esses veículos desempenham papéis cruciais em nossa logística de transporte. Venha conosco e embarque nessa jornada de conhecimento sobre os veículos que movem nossa economia.

O menor deles, o VUC (Veículo Urbano de Carga), é ideal para circular em áreas urbanas transportando até 3 toneladas. Possui medidas limitadas a 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento (7,2 metros em São Paulo) e suporta cargas leves e fracionadas. Equipado com um sistema de controle de emissão de poluentes, é perfeito para operações nas ruas das cidades.

O tipo TOCO, também conhecido como um caminhão semipesado, possui dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro. Tem capacidade de transportar até 6 toneladas e comprimento máximo de 14 metros. É versátil, servindo para mudanças, transporte de carga seca, cargas gerais e até como caminhão basculante. Ainda podemos vê-los circulando pelas ruas dos centros urbanos durante a noite.

Por sua vez, o caminhão TRUCK, também denominado caminhão 6x2, compartilha o mesmo comprimento do TOCO (14 metros), mas se destaca pelo seu eixo duplo na carroceria. Um dos eixos recebe potência do motor, otimizando o desempenho e proporcionando uma capacidade de carga entre 10 e 14 toneladas. O peso bruto do caminhão trucado pode chegar a 23 toneladas.
E quanto ao Bitrem, Bitrenzão, Rodotrem e Tritrem?

Esses são conjuntos de carretas. Eles contam com cavalos mecânicos na parte inicial acoplados a diferentes tipos de semirreboques.
Ficou curioso? Que tal se aprofundar mais lendo nosso artigo sobre os tipos de carretas?
Comments