Dicas essenciais para entender as combinações de eixos para veículos de carga
- Mariangela Ribeiro
- 1 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2023
Se você já se perguntou como é determinada a capacidade de carga de um caminhão, nós temos estas respostas para você! Prepare-se para entender os eixos e descobrir qual é a configuração certa para a sua carga.

No Brasil, desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, a regulamentação de veículos de carga define as combinações de eixos e seus respectivos limites de pesos e dimensões. Um transporte rodoviário de carga pode ter de 2 a 9 eixos.


Eixos Simples
Como o próprio nome sugere, os eixos simples são, de fato, únicos em sua configuração. São altamente recomendados para transportes leves e encontram grande aplicação em Veículos Urbanos de Carga (VUCs), desempenhando funções entregas nas cidades.
Dentro da categoria de eixos simples, existem duas distinções cruciais relacionadas à rodagem. A rodagem, em termos práticos, refere-se ao número de pneus alocados em cada eixo. Para os eixos simples, temos os seguintes tipos:
Rodagem simples: Com um pneu em cada extremidade do eixo, é capaz de suportar até 6 toneladas de carga.
Rodagem dupla: Possui dois pneus em cada extremidade do eixo, podendo carregar até 10 toneladas.

É importante lembrar que o peso é distribuído entre os eixos. Portanto, um caminhão equipado com dois eixos simples de rodagem simples terá uma carga máxima de 12 toneladas, enquanto aquele com dois eixos de rodagem dupla alcançará o limite de 20 toneladas."
Eixos Duplos
Apresentam outras variações, uma característica referente à proximidade entre as rodas: o TANDEM.
Um Eixo Duplo pode ser:
TANDEM - eixos de rodas duplas com centros não mais distantes do que 1 metro e menos do que 2 metros, conectados por um dispositivo de suspensão (conhecido como balancim) responsável por equilibrar a carga entre os eixos.
NÃO EM TANDEM - com espaçamento entre os eixos superior a 2 metros
Entre as composições em TANDEM também existem aquelas com um eixo de rodagem simples (2 pneus) e um de rodagem dupla (com 4 pneus), neste caso oferece mais segurança suportando menos peso e o limite de carga varia entre 9 e 13,5 toneladas. Em NÃO TANDEM, esta configuração, comporta 16 toneladas (6+10).
Eixos Triplos
Comuns nos caminhões de grande porte, os eixos triplos, 12 pneus, apresentam três composições de rolagem dupla que variam conforme a distância entre eles que variam de 1,20m e 2,40m.
Cada tipo de eixo atende a uma finalidade específica e influencia no custo do frete e no valor do pedágio. É importante lembrar da fórmula para calcular a carga máxima permitida. É necessário somar a carga de cada eixo de acordo com sua distribuição. Assim, você evitará multas e otimizará o processo de entrega.
A legislação possui regras distintas para os diferentes tipos de eixos. A portaria vigente é a de número 268, de 14 de março de 2022. Ela homologa os veículos e combinações de veículos de carga, estabelecendo os limites de pesos e dimensões. Fique por dentro das regras e baixe a portaria aqui.
Agora é só pegar a estrada com confiança, sabendo que você tem todo o conhecimento necessário sobre os tipos de eixos!
Comments