Carrocerias de caminhões e carretas
- Mariangela Ribeiro
- 18 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2023

No universo do transporte de cargas, a escolha da carroceria adequada é determinante. Cada tipo de possui características específicas que se alinham às necessidades e peculiaridades de diferentes tipos de carga. São elas:
Carrocerias Abertas
Grade Baixa - uma alternativa econômica em função do manuseio da carga quando na carga e descarga. Transportam desde cargas secas, como engradados, até barras de aço. Presente em caminhões Toco e Truck e muito utilizada em carretas.

Grande Alta - parecida com a anterior, mas com "paredes" um pouco mais altas, o que garante transporte eficaz. Muito usada na condução de cereais a granel, por isso também é chamada de Graneleira. Geralmente, são utilizadas em caminhões carretas ou carretas LS.

Prancha - duráveis e suportam cargas muito pesadas e volumosas. Utilizadas para translado de máquinas agrícolas e tratores, cargas inteiras, sem divisões.

Porta Contêiner - Esta carroceria é tipicamente acoplada a caminhões do tipo truck ou carreta, a escolha ideal para locomoção de contêineres devido à sua fixação mais segura e maior segurança durante a viagem. Ótima opção para carga e descarga, evitando os prejuízos com o manuseio das mercadorias, para quem importa e exporta mercadorias.

Carrocerias Fechadas
Baú - A carroceria de baú tem como propósito proteger a carga contra os efeitos do clima e possíveis danos externos, preservando o aspecto, sabor ou textura do produto. Pode ser acoplada em caminhão VUC ou até mesmo em carretas LS, transportando cargas como caixas, sacos e fardos, por exemplo.

Baú Frigorífico e/ou Refrigerado - Estes dois tipos de carrocerias derivam do baú simples, mas incluem sistemas de refrigeração para manter a temperatura interna da carga ideal. A principal distinção entre o Frigorífico e o Refrigerado é que o primeiro mantém uma temperatura mais baixa, entre -15°C e -20°C, adequada para o transporte de produtos congelados, como carnes. Já o refrigerado opera entre 0°C e -10°C, permitindo o transporte de uma variedade maior de produtos, como laticínios e medicamentos. Versão em áreas urbanas em caminhões 3/4.

Sider - tipo de carroceria projetada para o transporte de cargas volumosas, permitindo a carga e descarga pelas laterais do veículo. Nas cidades vemos a Sider em caminhões de engradados de bebidas. Nas estradas vemos em carretas LS, escolha comum da indústria alimentícia, de higiene e limpeza.

Carrocerias Especiais
Caçamba Basculante - é especialmente projetada para o transporte de materiais como areia, brita, entulho e terra, devido ao seu compartimento de carga articulado. Em termos simples, ela permite o despejo da carga ao ser inclinada, com inclinação de até 46 graus. Este tipo de carroceria é comum em caminhões do tipo Truck ou Toco. Seguindo a Resolução 859/21, tanto os caminhões basculantes quanto os caminhões-tratores devem estar equipados com sistemas hidráulicos primários e secundários, em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É necessário haver um aviso de segurança sobre a operação dos dispositivos, de maneira clara e visível para o condutor, visando prevenir acidentes causados por acionamentos involuntários. A partir de 2023 as licenças já são obrigatórias para os veículos com placas com final impar e em 2024 para as demais.

Canavieira - para o transporte de cana-de-açúcar, a carroceria mais comumente adotada é a canavieira, que possui uma abertura na parte superior para facilitar tanto o carregamento quanto o descarregamento da carga.

Florestal - como o próprio nome sugere, a carroceria florestal é utilizada para o transporte de cargas provenientes de áreas florestais, como toras de madeira. Esse equipamento possui uma superfície plana e é fechado na parte traseira e dianteira, permitindo a movimentação lateral através de braços que auxiliam no carregamento e descarregamento das toras.

Tanque - Mais conhecida como ideal para o transporte de combustíveis como gasolina, etanol e óleo diesel, uma vez que é extremamente resistente, minimizando os riscos de explosões com cargas perigosas e inflamáveis. Em aço inoxidável, também é possível usá-la no transporte de líquidos em geral, como leite, suco, óleo vegetal e água. Encontramos essas configurações tanto em caminhões quanto em carretas, onde são utilizadas como semirreboques. No mercado atual, é possível encontrar também Bitrens Tanques, com 9 eixos.

Comments